Tudo o que você precisa saber sobre Casamento no civil

novembro 12, 2015

Oi, lindezas!

O post de hoje  traz  dicas sobre casamento no civil e como dar entrada na papelada para dar início ao "seu felizes para sempre"!Uhulll! #Love

Essa é a introdução para os posts sobre as mudanças  ocorridas em minha rotina e a maioria das informações  podem ajudar quem está se preparando para casar e quer começar a se planejar. Como meu lema é  serenidade, pureza e intensidade tudo o que aprendi  é que simplificar  é  alma de qualquer  situação. Então aqui vai:

Meu noivo  e eu completamos 5 anos  juntos entre namoro e noivado. E nós tínhamos  em mente fazer um casamento  ao ar livre e tudo mais. Só  que nosso plano  principal  era casar depois de ter nossa casa, apê,  cafofo ou bangalô.
Que leeeenduuu!

Nossa oportunidade  surgiu um pouco antes  de marcarmos o nosso casório.  E a opções  eram: casar de maneira  tradicional  ou investir em nosso teto. Nem pensamos muito! Quem casa quer  casa e assim o fizemos. Entre reforma, mobília e taxas (muitas taxas!) nós entendemos que não  dava para começar  a vida à  dois com a saúde financeira  prejudicada. Então  a opção  foi investir em nós. E foi o melhor para nós!

A gente  chegou a cogitar esperar mais tempo até  se organizar novamente (juntar mais uns dinheirinhos$$$), mas imagina  ter sua casa montada com tudo que faz uma casa funcionar e esperar mais um ano  até  casar? Quantas coisas a gente  não  deixa para depois? E se temos o que é  mais importante  que o amor que cria um lar?! Partiu casar!
Lar é onde nosso amor está!

Para casar no civil  (as informações  variam de região  para região, okay?!) é  necessário  atender alguns procedimentos do cartório  local mais  próximo  de sua casa (de qualquer  um dos parceiros). 
Vamos descomplicar o complicado:
Dia de Agendamento
Geralmente os cartórios tem um dia determinado de atendimento para a marcação  de casamentos. 
Observe isso antes  de se deslocar até o cartório, pois é  uma das coisas que mais dá  dor de cabeça.  Eu fui umas três  vezes porque em uma das oportunidades  não era o dia de agendamento, na outra  ocasião foi no dia de greve (hahaha) e a última foi o dia/quase. 
Documentos necessários
Você  indo  no dia certo eles vão orientar você e seu parceiro a entregar os documentos autenticados e com firma reconhecida. 
Geralmente  eles pedem:
RG, CPF (caso não  tenha no RG), certidão de nascimento  com expedição  de no máximo  6 meses ( sim, vocês  tem que solicitar  a 2ª via da certidão  aos cartórios onde foram expedidas), comprovantes de endereço (se morar junto  um só  resolve, mas tem que ser frente e verso e de algum serviço  como água,  luz, ou telefone). Todos devem estar autenticados. Dica: Procure os Núcleos de promoção à paternidade de suas cidades que possivelmente podem conseguir a 2ª via da certidão gratuitamente.
Retorno dos documentos
Quando  você  voltar com os documentos  e cópias autenticadas/reconhecidas firmas  em  outro  atendimento, o atendente do cartório  vai preencher algumas informações  sobre o casal e vai verificar esses documentos (se você  já  levar os originais e xerox no primeiro  momento  já vai poupar esforço).
Nesse momento é que o atendente dá  entrada ao pedido de casamento e dá a opção  da noiva mudar ou não  o nome. Já existe a opção de acrescentar qualquer nome e também não precisa tirar o nome de solteira.
Investimento e mais documentos
Mais documentos?! Já tá acabando!!!
Após produzir a solicitação o atendente  dará  a vocês  as Guias de Recolhimento da União - GRU correspondentes às  taxas para casar. Aqui em Salvador foi em média  uns 300 dinheirinhos. Já tá no final, já!
Então  vocês terão  de pagar essas taxas, assinar o documento de entrada no casamento e reconhecer firma das assinaturas de vocês  dois. 
Testemunhas
Nesse momento fala-se das testemunhas. Aqui na cidade são apenas duas. E elas tem que preencher  um documento entregue  à  vocês. Suas testemunhas também  precisarão reconhecer firma de ambas as assinaturas.
Isso significa uma outra ida ao cartório para levar as GRU pagas e os documentos com firmas reconhecidas.
Marcando a data ( finalmente!)
Feito isso, com tudo pago e reconhecido é o dia de verificação  das datas disponíveis. Quem vai casar no religioso  adiante o quanto antes  tudo isso. O casamento  é agendado no mínimo 30 dias antes.
O chato do casamento no civil  é que as opções de dias da semana são  restritas. Aqui em Salvador  os casamentos são  celebrados às  terças e quintas. Uma pena isso, pois  muitos dos meus amigos não  puderam comparecer. Você  diz o mês  que pretende  casar e o atendente  diz quais datas estão  disponíveis. Nada romântico  isso. Mas eu consegui uma data que representa  muito em nosso relacionamento. Foi o mês  que começamos  a namorar e não  tinha  como ser mais representativo. E fora que ambos amamos a Primavera. 
Tem que ter leveza!
Local e horário do casório (civil)
O atendente do cartório informou a data e o local do casamento. Com isso  em mãos tratamos  de ir até  o local dias antes para evitar contratempos.
Acontece  que agora os casamentos ocorrem mais próximos  da comunidade. E nesse esquema estão  agendando  os casórios em colégios. 
Mas não foi ruim, não!  O espaço estava arrumado e o juiz de Paz foi ótimo  em seu discurso  sobre respeito, diálogo  e valorização da mulher.
Depois  disso é  só  dizer sim à  plenos  pulmões e ser feliz!
Teve "SIM" duplo em alto e bom som: O Juiz disse que foram os mais determinados do dia! 
Tem muito amor aí! <3
O casamento  não  é  a cerimônia  em si. Isso é  celebrar. O casamento  vai além  da pompa e do momento  de sonhos. É a construção cotidiana de um relacionamento  saudável pautado  no respeito, confiança, entrega e aceitação  das diferenças.
O convívio entre o casal é uma nova etapa do relacionamento e traz duas almas e mentes diferentes se afinando  dia a dia. Não é  preciso fingir ser quem  não  somos, nem achar que tudo tem que ser perfeito.  Temos que  caminhar e batalhar em prol de fazer tudo com carinho e dar sempre o melhor de nós  mesmos sem neuras e sem cobranças. Amor se demonstra em ações e felicidade são os preciosos instantes que acontecem  na vida.
Que seu amor seja abençoado e que seja intenso e profundo. 
Tô  flutuando ainda! Essas foram as informações  de hoje cheias de amor e carinho para que mais casais que se amam possam entender como dar os primeiros  passos para uma vida à dois. Que seja eterno enquanto o amor durar. E que o amor dure para sempre!
Miga, casei!!!!!!
Próximos  posts da série casório tem make, vestido e buquê e depois a Lua de mel. Muita  coisa boa ainda está por vir.
Beijocas e deixe seu comentário!

You Might Also Like

0 comentários


Deixe seu comentário, Lindeza!

Twitter