Gateira de Primeira viagem: Adoção

julho 20, 2015

Adotar um animal é um ato de amor e de responsabilidade. Ao assumir ser guardião de um bichinho você deve respeitar as características dele, sua natureza e deve oferecer todas as condições para que ele tenha saúde e condições para ser feliz. 
Quando alguém decide levar um amigo de quatro patas para casa acredito que além do ato da adoção deve prevalecer a sensibilidade de dar uma chance à aqueles que não são mais filhotes. 
Infelizmente, os filhotes ainda são preferidos pelas pessoas. E é assim que vários animais que já conhecem o amor são deixados de lado por não serem tão novinhos. Os bichos mais velhos são tão capazes de amar e desenvolver laços fortes com as famílias quanto os mais novos. Dê uma chance!
Athena: na rua, faminta e assustada.
Agora que já abri meu coração, vou falar da minha recente experiência pessoal.
Tem coisa que a gente não planeja, mas que acontece por uma razão especial. No início desse mês vivenciei uma situação inusitada que trouxe uma novidade das boas para minha vida: a gatinha Athena.
Eu sempre quis adotar um gato. E todos que me conhecem sabem que eu queria um gato preto. Só que o amor não escolhe cor, nem idade e foi isso que aconteceu.
Magrinha e carente.
Dia desses, um miado no corredor do prédio e depois um ronronar charmoso de uma gatinha de aproximadamente 10 meses trouxe à minha porta a possibilidade de conceder um lar, amor e cuidados à um animalzinho.
Meu meu noivo e eu procuramos por vários dias os possíveis donos da gatinha e nada! 
Ela estava vivendo na rua, estava muito magra e desidratada. Nós a alimentávamos e a libertávamos quando ela pedia para sair. E no terceiro dia ela quis ficar e não quis nos deixar mais. *momento de fofura*
Quando ela decidiu nos adotar e nós a acolhemos como guardiões foi a hora de tomar as devidas providências para prezar pela saúde da gatinha e da nossa também. Afinal, não sabíamos se ela já havia sido vacinada ou não, nem se era nascida e criada na rua ou se já tinha uma família. 
Então nós nos informamos com nossos amigos e com 'velho Google' sobre os primeiros passos para cuidar de um bichano com qualidade e respeito.

Visita ao Veterinário:
Athena e sua arte de seduzir. Hahaha 
Levamos a gatinha ao pet para que ela fosse avaliada. Um profissional pode avaliar as condições de saúde do animal e orientar quanto aos cuidados básicos com propriedade. Nós tiramos nossas duvidas sobre o comportamento felino e seus hábitos.
Lá, a Dra. Bia pesou a Athena, verificou as condições e atestou que a mesma estava em perfeita saúde.
Na mesma oportunidade já foi aplicada a vacina múltipla necessária para a proteção contra doenças e a vacina contra a raiva animal (MUITO importante!!!) e foram dadas as orientações para o uso de um vermifugo.


Olhos de bolinha de gude. <3


Pet Shop:
No consultório veterinário já tinha uma lojinha, então compramos logo a caixinha de transporte. Segundo a veterinária e alguns amigos, ela é essencial para o transporte seguro da gata, pois em caso de ela se assustar não há riscos de sair correndo e se perder por aí.
Aproveitamos para investir numa coleirinha anti pulgas (só para prevenção) e os potinhos de alimentação/água. 
Alguns itens importantes:
-Ração ideal para a idade da gata; 
-Caixa de areia/ pá e areia sanitária;
-Shampoo anti pulgas

Cuidados básicos:
Os gatos são espertos. Dê uma caixa de areia, areia sanitária limpa e eles saberão o que fazer. A dica é não ficar mudando a caixa de lugar. Sempre que o gatinho fizer suas "necessidades" do tipo 1 ou 2 (se é que você me entende) pegue-as com a pá e descarte em  ou sacos de lixo. Mantenha sempre a caixa limpa e o gatinho agradecerá.
Deixe sempre ração e água fresca à disposição do gatinho. A nossa gatinha come em pequenas poções. Então ela leva um bom tempo para se alimentar de um potinho inteiro de ração por turno.
Banho: gatos podem ser higienizados regularmente, mas a necessidade não chega a ser semanal.

Hábitos/resenhas:
-Gatos dormem muito. MUITO mesmo! Athena tem o hábito de dormir o dia inteiro e ficar mais ativa durante a noite. Passamos uma semana de adaptação tranquila em tudo, mas no sono...era das 04:30h da manhã e patinhas fofinhas cutucavam nossos rostos, mordidinhas e um miado/ ronronar parecido com um motorzinho para nos despertar.

-Gatos adoram escalar móveis, pessoas, e quaisquer lugares que lhe derem uma boa visão de tudo;
-Gatos vão arranhar alguma coisa ( sofá, móvel, tapete, ou coisa do tipo) para afiar as garras. Não tem muito jeito. É o instinto. 
Aqui tentamos mudar o foco dela do sofá para um arranhador de brinquedo, mas foi o mesmo que nada. A solução foi colocar uma capa no sofá. Sobre o arranhador e outros brinquedos como bola de guizo: mesmo com o tal Cat nip - a erva dos gatos, a danadinha nem deu importância aos brinquedos caros. Se apaixonou por uma bola de papel, rolinho de papelão do papel higiênico e um barbante. Amo como ela é ecológica! hahaha 
Athena e seu charme.
-E sobre o Cat Nip ( erva dos gatos): Ela foi completamente indiferente. hahaha Não rolou Dorgas, manolo! 
-Gatos soltam pelos, mas isso tem solução rápida e simples. Quando o gatinho soltar pelos pela casa, sofá e roupas, você nem vai precisar daqueles rolos adesivos. É só pegar uma luva de borracha e passar pelos tecidos que os pelos saem facilmente. Essa dica vi aqui nesse vídeo e salvou minha pele. A gata é branca e a maioria das minhas roupas e do meu noivo são pretas. Já viu a bagunça, né?!
Basta passar a luva e sai como mágica!

Derrubando o mito:
Deixa que eu tiro a Selfie, manhê!
Uma das coisas que sempre me chateou foi aquela lenda de que os gatos são indiferente às pessoas e só amam os ambientes. Dá um treco dentro de mim quando alguém diz que os gatos são traiçoeiros e não se afeiçoam à ninguém. 
Eu nunca havia tido a chance de ter um gato. Convivi com cães quando era criança e sempre ( tenho até hoje) tive cágados. Mas a chance de conviver com um felino de perto só reforçou meu amor pela raça. Gatos são incríveis, divertidos e companheiros.
Quando chegamos em casa, ela está lá sentada na porta aguardando nossa chegada. Quando estamos sós, ela vem e senta ao nosso lado ou em nossos colos.
Quando acordamos ou ela nós acorda: ela ronrona de felicidade e se enrosca em nós. Sim, gente! Tem amor nisso! Muito amor envolvido.
Estou amando essa vida de gateira de primeira viagem. A adaptação entre nós foi tão boa que parece que Athena nasceu sob nossos cuidados.
Eu me pego pensando: como é que uma conexão tão forte é capaz de surgir assim?! Um carinho, um amor puro, daqueles do tipo de não pedir nada em troca. Gatos são seres amáveis. Quando você menos esperar eles estarão ao seu lado. Simples assim. Não tem mistério.
Ela adora sentar em notebooks e smartphones. E sim, ela desligou o note com o rabicó! hahahaha
O que pode ser mais gostoso do que amar e ser amado?! O respeito conquista tudo e a confiança nasce entre o animal e seu guardião de forma natural.
Não posso deixar de salientar: Adoção é um ato de amor e responsabilidade para a vida toda. Reflita muito se você tem como oferecer as condições adequadas para seu animal crescer e viver dignamente. Depois disso é só cuidar e amar bastante seu pet.
A foto tá péssima, mas levar um focinho molhado no rosto não tem preço!
Há vários eventos de adoção acontecendo pelo país e em muitos deles você encontra animais que estão sob a proteção de ONGs ou guardiões provisórios e pode encontrar animais castrados e vacinados. Apoie e divulgue o trabalho dessa galera. Tem muitos bichos nas ruas sofrendo maus tratos, fome e outras mazelas, além da violência.
Comentem, tirem duvidas e vamos compartilhar a ideia da adoção consciente. A bicharada agradece!
Ainda tem muita coisa para falar, mas a princípio é isso!
Beijocas e miados. #Miu #Miau #Meow

You Might Also Like

5 comentários

  1. Que lindo post
    percebo realmente, muito amor envolvido
    Espero que sejam felizes para sempre
    beijos
    www.flocosdemenina.com.br

    ResponderExcluir
  2. Só não esquece de castrar a lindona assim que possível, hein ;)

    ResponderExcluir
  3. Vocês sabiam que existe uma rede social onde o assunto exclusivo são os animais de estimação ?
    Venha fazer novas amizades com pessoas que compartilham o mesmo amor pelos bichos.
    Participem :

    www.farolink.com.br

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela linda e responsavel ação!

    ResponderExcluir


Deixe seu comentário, Lindeza!

Twitter