Cozinha do Que Lindeza: Empada de queijo

agosto 10, 2015

Oi lindezas!
A receita de hoje é daquelas receitas de família que são adoradas por todas as pessoas pela sua simplicidade e sabor. E juro, essa empada de queijo é de lamber os beiços! rsrs
Essa receita é da época na qual minha sogra começou a escrever seu livro de receitas culinárias. Muitas mães tem aqueles caderninhos com páginas amareladas de 1970 ou 1980 em casa onde tem aquelas receitas que ao longo dos anos vão fazendo e se aprimorando. E foi numa dessas situações de galera na cozinha ( minha mãe, sogra, cunhada e eu - suas lindas!) foi que veio a ideia de aprendermos a receita famosa de minha sogra Celeste.
Depois da aulinha, consegui reproduzir a receita em casa. Bom, não tenho caderno de receitas ainda, mas tenho já uma pasta no celular com vários prints interessantes. A vida vai se adaptando, né?!
E aí? Quer aprender a receita mais simples e gostosa do ano? Vamos nessa!

Ingredientes:

Massa:
-3 xícaras de farinha de trigo
-3 colheres de sopa de manteiga ou margarina
-1 gema
-Sal a gosto.

Recheio:
-1 copo de leite (200 ml)
-250 gr de queijo parmesão ralado
-1 colher de sopa de manteiga
-2 ovos inteiros.

Modo de preparo:
Em uma tigela misture os ingredientes da massa. Comece pela farinha de trigo, em seguida adicione a manteiga, a gema e o sal. Agora mão na massa e amasse tudo com os dedos até formar uma farofa um pouco úmida. Não adicione mais nada. Só misture bem com a mão até todos os ingredientes se misturarem.
Agora você vai untar forminhas (tamanho á sua escolha) com manteiga e vai colocar um pouco de massa e apertar até preencher o fundo e as laterais com a massa, Quanto melhor untada sua forminha mais fácil a empadinha saí dela depois de pronta.
Quando estiver quase acabando de colocar a massa nas forminhas e apertar bem contra o fundo é a hora de preaquecer o forno. Eu usei a temperatura de 180º.
A massa fica farofinha mesmo. Não se preocupe. Aperta que vai!

Agora é a hora de preparar o recheio. Basta adicionar em outro recipiente todos os ingredientes e mexer bem por uns dois minutos, manualmente mesmo.
Feito isso, é só despejar o recheio dentro das forminhas. Deixe um espaço sobrando, pois o recheio vai inchar quando for ao forno e isso evita que derrame.
Agora é só colocar as forminhas em uma assadeira e colocar para assar.
Na primeira vez que fiz eu tomei um susto quando vi o recheio subindo tipo a bolha assassina! Não de desespere como eu fiz. Depois de frio o recheio fica normal e muito gostoso!
A mini bolha assassina! rsrsrs
Observações:
Você vai ver a empadinha dourando e esse é o ponto.
Para desenformar é preciso deixar esfriar. Pegue uma faca e enfie na lateral com cautela que a empadinha vai soltar. Se não soltar ou se ela desmanchar não se preocupe. Estará saborosa mesmo assim!
Essa empadinha fez tanto sucesso que me sugeriram até que eu vendesse!
Comida quando é feita com amor e carinho é outro nível! Agora faça sucesso com sua empada simples que tem cara de gourmet! rsrsrs
Preparem as suas empadas e contem para nós! Podem postar na página do blog no Facebook ou postem no instagram com a hastag #cozinhadoquelindeza.
Beijocas e boas aventuras na cozinha!


You Might Also Like

1 comentários

  1. Nossa, que deliciaa.. amo empadinha e sempre faço!! Adoooooro! :D


    Blog: www.iathilamarques.com.br/
    Fanpage: https://www.facebook.com/MakesAfinsByIathilaMarques

    ResponderExcluir


Deixe seu comentário, Lindeza!

Twitter