Da cozinha para os seus cabelos

abril 06, 2014

Quando sua avó ou mãe sugeria aquela receitinha caseira misturando um monte de verduras, creminhos e óleos naturais, provavelmente você torcia o nariz. Agora, depois de conhecer algumas lendas da Internet ou ter conversado com aquela amiga do cabelo divo, acho que você está no mínimo curiosa para testar alguma coisa que ajude a deixar suas madeixas mais brilhantes e tratadas. 

Pesquisamos  e testamos algumas dicas vindas diretamente da cozinha para dar aquela turbinada nos fios com produtos naturais e acessíveis. Vamos à listinha?


O óleo de coco me recorda a infância. Minha avó preparava, lá no interior, um óleo transparente com o coco seco e, depois de esfriá-lo, penteava os cabelos com ele. O resultado era sempre um cabelo brilhante.  Anos depois, redescobri a receita, dessa vez para  utilizar  na umectação. O óleo de coco, quando usado nos cabelos na noite anterior à lavagem, auxilia na restauração dos fios e favorece a reposição de elementos essenciais para o brilho e definição. No dia seguinte é só lavar normalmente com seu shampoo antes de aplicar a máscara de nutrição e o condicionador. Você pode fazer uma máscara de nutrição colocando uma colher do óleo do coco na quantidade do creme  que for usar também.  Cuidado para não pesar no uso, para  o cabelo não ficar oleoso. Fora isso, ele é poderoso se o cabelo estiver sem brilho.

O azeite extra virgem é outro grande aliado do brilho capilar. Nosso cabelo precisa de lipídios  e o azeite pode auxiliar nessa reposição. Usa-se também na umectação dos cabelos. Para saber mais sobre umectação veja esse outro post.




Se você tem cabelos oleosos, tá aqui a dica: Vinagre de maçã.  Além de ajudar no brilho dos cabelos, ainda dá uma equilibrada na raiz oleosa.  Indicado para o fechamento das cutículas capilares, para estimular o nascimento de novos fios, para tratar problemas do couro cabeludo (sempre procure um especialista) como caspa e seborreia. Algumas pessoas usam a mistura de 100 ml do vinagre de maçã diluídos em ½ de água filtrada após a lavagem completa dos cabelos, deixando agir por 10 minutos. Após isso, enxágua-se com água fria para garantir a selagem dos fios. Não é indicado usar toda semana, nem puro. E cuidado com os olhos durante a aplicação, então evite que caia no rosto.

Rica em ômega 3, a semente de linhaça pode virar uma poderosa aliada para as cacheadas: O Gel de Linhaça. Se você quer definição nos cachos, o gel dessa semente pode ser o seu coringa. O gel da linhaça é o resultado do cozimento da semente (uma colher de sopa) em meio copo de água filtrada. Ferve-se a semente e a água e depois de coar deixa-se esfriar. Depois de finalizar como de costume, aplicando os seus cremes de preferência, basta usar nos cabelos ainda úmidos.  Já usei e adorei o resultado. Caso você sinta os cabelos mais sequinhos, basta colocar um pouquinho de óleo (de preferência um de origem vegetal) junto com o gel. E o melhor: não fica cheiro no cabelo!

A aveia em flocos (não a triturada) pode ser preparada como o gel de linhaça. Você terá o Gel de Aveia. Usando duas colheres de sopa dos flocos de aveia e 300ml de água, fervendo e coando, você tem uma espécie de creminho ralo com propriedades hidratantes. Pode ser aplicado como o gel de linhaça, com os cabelos ainda úmidos. A promessa é a maior definição dos cachos.


Não, não é brincadeira! É Amido de milho (Maizena)! O bom mingau também alimenta os seus fios. A chamada Hidratação de Maizena ou touca de Gesso é mais uma das apostas para promover a hidratação, redução de volume e brilho dos cabelos. Não tem mistério: você prepara o mingau de Maizena com água ou leite e escolhe um creme de hidratação (branco) para fazer a mistura. Você pode misturar o mingau à duas colheres do seu creme e, se quiser turbinar ainda mais a mistura, adicione o suco de meia cenoura coado. Outro ingrediente que pode ser acrescentado é uma colher de sobremesa do óleo extra virgem. Aplique a mistura ainda morna no cabelo lavado, deixe agir por uns 40 minutos e enxágue.

O açúcar pode detonar sua dieta, mas pode dar uma ajuda valiosa na manutenção do brilho, hidratação e para fechar as cutículas dos cabelos. E de quebra pode ser um excelente esfoliante para a pele. O açúcar deve ser o mais escuro, pois quanto mais branquinho, mais químicas estão adicionadas nele. Na duvida, utilize o açúcar mascavo. As receitas são variadas, mas para fazer uma mascara hidratante você pode usar mais ou menos 6 colheres do seu creme de hidratação com mais 4 colheres de açúcar e 1 colher de óleo vegetal. Você pode trocar o óleo por uma ampola de vitaminas. Aplique no cabelo lavado com shampoo, aguarde 40 minutos e enxague em seguida. Para a esfoliação do rosto (já fiz e muito) é só escolher um creme hidratante e adicionar uma colher de açúcar.

A gelatina sem sabor, além de ser um coringa na culinária por conter colágeno em sua formulação, é usada para a hidratação dos cabelos. Prepare a gelatina (um pacotinho) em meio copo de água morna e leve ao fogo. Depois de pronta adicione duas colheres de sopa da mascara de hidratação que você mais gosta. Aplique nos cabelos lavados e úmidos e deixe por 30 minutos e depois é só enxaguar.

Sim, sim! Rica em sais minerais, a água de coco tem substituído a água nas misturinhas para pele e cabelo. Tem quem só use para enxaguar os fios e tem quem complemente aquela hidratação capilar.


Além de alegrar a vida dos apaixonados por ele (amo ♥), o café também pode contribuir para o brilho dos cabelos. Basta preparar um café bem forte, esperar esfriar e despejar o café nos cabelos lavados. Deixe agir por 30 minutos e enxague. 


Parece que estamos indo longe demais, mas é verdade: Derivados do leite - Maionese, creme de leite e iogurte.
Esses são os ingredientes de algumas das mascaras de hidratação e nutrição mais populares do momento. Nosso conselho é que se for preparar alguma massagem com ingredientes orgânicos, que ela seja utilizada no mesmo dia e nunca seja guardada, pois pode estragar e oferecer riscos como a contaminação por fungos. Todo cuidado é pouco se tratando da nossa saúde!

Esse foi um pequeno apanhado de ingredientes naturais, acessíveis e curiosos que podem ser usados para dar um “up” nos tratamentos capilares. Muitos deles são famosos desde os tempos antigos, outros são inusitados, mas todos eles são meios naturais de cuidar das madeixas, desde que tomadas as devidas precauções de sempre como o teste da sensibilidade, verificação dos componentes para que não seja apresentada alergia, entre outros. No mais, se você já usou, usa ou pretende testar alguma coisa, conta para nós nos comentários.

Beijocas, lindezas! 

You Might Also Like

6 comentários

  1. Huuuum, adorei as dicas!!! Conheço alguns métodos dessa lista, mas só fiz dois deles! Próximo final de semana vou experimentar a touca de gesso! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom , Rô! Assim que testar conta para gente como foi a experiência! Obrigada pela visita e volte sempre! Beijocas

      Excluir
    2. Testei Carol, e gostei muito!!! O cabelo já fica bem hidratado e reduziu o volume, ele ficou até com a aparência de que estava maior!
      Fiz sem o óleo extra virgem, mas, da próxima vez acrescentarei ele também para ver se o resultado pode ser ainda melhor!!

      Excluir
    3. Que maravilha, Rô! Fiquei feliz e saber! Testa sim!!! É essencial ter o feedback das nossas pesquisas! Fiquei com vontade de fazer a segunda parte desse post! Quando quiser encaminhar fotos, fica a vontade que vai ser um prazer trocar informações e dicas com as outras meninas! E você, siga linda e arrasando aí, pois eu estou apaixonada por seu cabelo! ♥

      Excluir
  2. Adorei as dicas vou fazer mais com todo os cuidados obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada você pela visita, Silvana! Volte sempre que temos a parte 2 desse post ainda! E Se testar alguma coisa conta para gente sua experiência! Beijo grande!

      Excluir


Deixe seu comentário, Lindeza!

Twitter