DIY: Customizando molduras em casa

maio 12, 2015


Uma das habilidades aqui de casa é que somos chegadas à atividades manuais: desenhar, pintar em tecido e tela e nas férias acabei descobrindo mais um: a pintura de molduras. 
Existem lojas que comercializam molduras aqui, mas é muito difícil conseguir unir as qualidades bom, bonito e barato nesse tipo de produto. Ou o produto é bom e muito caro, ou é barato e feio. Por esse motivo me joguei na pesquisa e resolvi customizar em casa as minhas próprias molduras depois de encontrar técnicas de DIY ( Do it Yourself), o nosso eficiente e simples "Faça você mesmo".
Aprendi tanta coisa (de decoração à pintura de parede! hahaha) para tantas aplicações diferentes no dia a dia que não poderia guardar só para mim e ainda mais quando tudo é tão fácil.
Tô em fase de conclusão de um projeto de decoração e graças a isso vamos ter muitos posts com esse tema!
Vou começar explicando a razão: Comprei três posteres bacanas no Anipólitan Salvador de 2014 ( sim, tem tempo já!) e nunca encontrava molduras para eles. Muito também porque meu tempo para procurar estava escasso. 
Mas enfim, arranjei tempo e fui à procura de uma moldura simples. Como minha busca resultou em poucos achados e quando achei foi coisa tão estranha que é melhor não comentar, finalmente em uma loja de artesanato encontrei molduras simples para diploma  tamanho 20x30 que cabe uma folha A4. 
Como a moldura era crua e veio com uma lâmina de acetato ( plástico) eu resolvi dar a ela uma cor bacana para ornar com uma decoração clean que estou planejando. Mas aí encontrei um problema. Por conta da volta às aulas a maioria das lojas especializadas em artesanato não tinha a tinta que eu queria. 
A tinta mais utilizada em madeira crua como a da foto (estilo MDF) é a PVA, mas graças à reforma de um móvel que eu quero fazer eu precisava de tinta acrílica. E aí optei pelo branco, já que não havia mais nenhuma cor a não ser marrom nas lojas que visitei. Vi o último potinho de tinta e peguei! Suei, andei horrores e descobri que trabalhar com artesanato em Salvador é muito difícil. Há pouca oferta de materiais e algumas lojas não se empenham em auxiliar os clientes. Deixemos isso pra lá e  vamos ao que interessa:
Materiais utilizados:
-Moldura
-Tinta acrílica ou PVA para madeira ( usei acrílica)
-Verniz geral para artesanato ( pode ser esse de potinho, mas a opção em spray é muito prática!)
-Lixa para madeira ( não muito abrasiva)
-Rolo de espuma ou pelo baixo pequeno
-Pincel
-E no meu caso tinner para a remoção da tinta.

O passo à passo foi o seguinte:

1. Lixei a moldura e removi a poeira com pano limpo e seco;

2. Iniciei a aplicação da tinta (depois de agitar bem) com o rolinho e com o pincel nos cantos;

3. Depois que apliquei a primeira camada, deixei secar e lixei de leve para a tinta penetrar;
4. Passados 30 minutos apliquei mais uma camada de tinta;

5. Depois de realizar a pintura lave o pincel e o rolinho com o tinner em um lugar muito bem arejado. Aquilo é de deixar qualquer um tonto. E cuidado com as superfícies que for pintar, pois esse troço corrói plástico; 
6. Esperei a moldura secar de um dia para o outro e apliquei o verniz com pinceladas em um único sentido sem ir e voltar para não manchar.
7. Esperei secar bem e cortei a imagem para ajustar na moldura usando a folha que vem junto com a moldura como modelo.
8. Fiquei babando com a arte! ficou tão simples, charmoso e baixo custo!
Amor por Harry Potter, Star Wars, Game of Thrones, Lord of The Rings... 
... E café ♥
As molduras custaram R$4,00 cada. Os itens mais carinhos foram a tinta e o verniz ( na faixa dos R$13,00). O resto foi bem em conta. Sem contar que se você limpar direito vai ter os pincéis, rolinho e tinta para outra aventura. Eu aproveitei um espelho que já tinha estilizado aqui e refiz. 
O espelho já foi marrom (forrado com material de papel quando veio da loja) e descascou. Lixei e apliquei um dourado que ficou amarelo e lixei novamente, agora aplicando branco.

Tá aí! Essa foi a dica de hoje. Agora só tem um problema: quero lixar e pintar tudo de dentro de casa! hahaha.
Vou aprontar mais alguma coisa, certeza. E ficando pronto coloco aqui também!

Beijoquinhas e assim que remodelar meu cantinho posto foto!

Tchauzim, lindezas!

You Might Also Like

0 comentários


Deixe seu comentário, Lindeza!

Twitter