Cuidados ao pintar o cabelo em casa

julho 29, 2013


Antes de mudar a cor do cabelo, além de escolher uma tonalidade que realce seu tom de pele, é preciso tomar alguns cuidados com a saúde. Há alguns dias, em São Paulo, Marta Alves, de 22 anos, teve uma reação alérgica a tintura de cabelo e ficou com o rosto deformado por quase uma semana. A jovem usou o produto da marca Luminous, da fabricante Aroma do Campo, sem realizar o teste alérgico, o que lhe causou inchaço no rosto, feridas no couro cabeludo e caroços no pescoço. Para ver como ela ficou, clique aqui.

A tinta de cabelo é um produto químico, rico em amônia e corantes que podem causar alergia em qualquer pessoa. Por isso, ao tingir o cabelo em casa, siga as dicas abaixo:

1ª Defina o objetivo antes de pintar

Escurecer o cabelo: prefira tonalizantes ou xampus colorantes, que são menos agressivos que a tinta permanente, mas têm o mesmo efeito.

Ficar loira: o melhor é usar uma tintura permanente. Ela contém amônia e oxidante, capazes de alterar a cor do pigmento dos fios. Aqui, o tonalizante não teria tanto poder de clareamento.

Virar ruiva: assim como quem quer escurecer, você não vai precisar da tinta permanente. Apesar de durarem menos, as tinturas semipermanentes têm uma ótima pigmentação.

2ª Escolha a melhor tinta

Escolha uma tintura de boa qualidade, que seja de marca conhecida. Peça referências a conhecidos ou procure um especialista que possa lhe indicar. Lembrando que há tintas que são antialérgicas.

3ª Teste alérgico

Dois dias antes de colorir o cabelo, passe um pouco da mistura da tinta atrás da orelha. Espere 40 minutos e enxágue. Se a pele ficar irritada, desista da coloração!

4ª Teste de mecha

Nas embalagens de tinta existem imagens ilustrativas da cor do produto. No entanto, há o risco do cabelo não ficar igual ao da modelo da cartela de cores. Para evitar desilusões, tinja apenas uma mecha do cabelo. Assim, se o resultado não for o desejado, será mais fácil trocar.

5ª Preparação dos fios

Três dias antes: evite sprays e musses, que acumulam resíduos nos fios e atrapalham a fixação da tinta.

Na véspera: hidrate os fios com uma máscara hidratante. Não passe produtos sem enxágue.

No dia: não lave os cabelos antes de pintá-los! A oleosidade natural do couro cabeludo é uma forma de proteção e evita irritações. E leia as instruções na embalagem!

Na hora: antes de começar, aplique uma camada espessa de pomada para cabelo ou creme hidratante no contorno do rosto, rente às raízes. Assim você evita manchas de tinta na pele. Além disso, respeite a duração indicada na embalagem do produto. Nada de deixar a tintura ou tonalizante mais tempo que o indicado.

6ª Após tingir

Evite banho muito quente. A alta temperatura da água facilita o desbotamento da cor.

Sei que são muitas recomendações, mas quando se trata de cabelo todo cuidado é pouco. Ah, quase ia esquecendo da última: arrase com o novo visual!

Fontes: Capricho e R7

You Might Also Like

0 comentários


Deixe seu comentário, Lindeza!

Twitter