10 dicas para organizar sua vida para o ano novo

dezembro 10, 2014

Todo ano é a mesma coisa. Quando os fogos de artifício marcam a passagem do ano você brinda e promete uma série de mudanças em sua vida: perder 5kg, estudar mais, passar mais tempo com a família, aprender um idioma, fazer uma viagem.... Aí o ano passa outra vez e você percebe que não conseguiu cumprir nenhuma ou nem a metade das metas que traçou. Qual será o problema?

Listamos dez dicas para que você possa prometer e finalmente cumprir as mudanças tão desejadas que podem contribuir significativamente para uma nova fase de sua vida.

1.Coloque no "papel"

Escreva, digite, rabisque, mas registre em algum lugar (visível ou não: tipo diário) as suas metas para seu novo ano. O importante é você estabelecer metas que possa cumprir (mesmo as mais complexas). 


2.Estabeleça  poucas metas

Foque em poucas, mas relevantes para você. Não adianta listar 30 metas e não conseguir realizar cinco delas. Você precisa ter em mente que o cumprimento desses objetivos vai depender em grande parte de seu esforço pessoal. 

3.Tenha em mente seus objetivos

Tudo o que fazemos tem um propósito. Então, suas ações devem ser voltadas para atingir suas metas. Isso não quer dizer começar a agir de modo obsessivo ou compulsivo (rsrsrs), é só uma dica para que você entenda que seu tempo é precioso e suas energias devem ser investidas em coisas que te tragam retorno emocional e espiritual antes de tudo. Você precisa estar bem consigo mesma(o) para fazer isso valer verdadeiramente à pena.

4.Trace estratégias

Você decidiu que um dos seus sonhos é fazer uma grande viagem, aprender um novo idioma ou tocar um instrumento. Será preciso grana e tempo para fazer isso, certo? Programe seu tempo, pesquise opções como pacotes de viagem à prestação, cursos gratuitos nas universidades de sua cidade, cursos à distância. Ou seja, essa é a fase na qual você define o que fazer e como fazer para chegar aos seus sonhos. 

Converse com quem já fez algo parecido, mas não esqueça que cada experiência é muito pessoal. O caminho que deu certo para sua melhor amiga pode não ser o melhor caminho para você. Ou se deu tudo errado para sua prima, não quer dizer que vá dar para você. Calcule os riscos, estude as possibilidades.

5.Planejamento

Montar uma planilha de custos pode ser uma excelente alternativa de pensar sobre seus recursos, como poupar e como investir em você. O planejamento nada mais é do que pensar em como fazer para tornar as coisas possíveis. Não tem jeito. Você precisa eleger prioridades em sua vida e em seus planos para se organizar melhor. É nessa hora em que você vai pensar em quanto precisa investir, poupar, em quanto tempo consegue levantar uma quantia para ajudar a sanar uma dívida por exemplo...ou seja: colocar a vida financeira nos trilhos.  

Tem alguns aplicativos que ajudam você a traçar seus objetivos e facilitam sua rotina. Confira AQUI.

E para quem não tem familiaridade com o Excel, clicando AQUI você encontra link com planilhas que já vem prontas para atender alguns objetivos.

6.Adapte seu plano

Qualquer mudança de planos não deve ser encarada como um monstro invencível. Intercorrências acontecem e, acredite, são muito comuns. Você traçou planos e do nada alguma coisa aconteceu (te enfureceu), e precisou adiar seu planejamento.Se reorganize e estude como retomar de onde parou. Se não estava dando muito certo, recomece.  Encare com serenidade e siga à diante. 
Não entre em pânico, hein!
7.Acompanhe seus avanços

Mensalmente acompanhe seu progresso. Dê uma conferida em sua lista de metas para que não esqueça dos seus objetivos. Não desanime se não está avançando rápido. Mudanças seguras geralmente são lentas, mas quando ocorrem são fortes. É como mudar um hábito. Pode levar um tempo, mas quando é absorvido um novo jeito de fazer as coisas, você faz sem perceber.

8.Não desista

Mais importante do que qualquer resultado é sua obstinação. Se você traçar metas simples e seguir adiante mesmo em caso de alteração de objetivos você vai alcançar sua meta. E mesmo que não consiga, todos os esforços devem ser valorizados. Você não será a mesma (ou o mesmo) depois das novas experiências. Se não fizer isso por si mesma(o), ninguém o fará. Então bola para frente, tendo chegado ao seu objetivo ou não. Se sobrarem metas não atingidas, crie uma nova lista para o ano seguinte e adicione as metas antigas aos novos objetivos. Já dizia o ditado: Se você não sabe a que porto se dirige, nenhum vento será favorável.

9.Avalie

Se você sentir que não está avançando ou que não está conseguindo sair do lugar, converse com alguém que entenda do assunto e repense. Avalie se realmente você quer ou tem aptidão para tal. Isso acontece muito! Eu adoraria ser geóloga, mas não gosto muito de números. Então, compreenda a si e suas potencialidades. Avalie se o que você deseja é o que realmente precisa. Esse mundo tá aí sempre criando falsas necessidades em nós. Por isso é tão importante o seu cuidado em discernir sobre seus planos.
Não curto matemática, ué!

10. Desejo, Estratégia e vontade

Querer é poder, no sentido de se você quer, você batalha para chegar lá. Seu desejo é que vai mover suas ações até seu objetivo. Se faltar vontade, nem todas agências de inteligência mundial farão você chegar à meta estabelecida! Alinhe seus desejos, estratégias e vá! Você pode! Você consegue emagrecer aqueles dois quilinhos infernais ou alcançar uma promoção no emprego se tiver muita garra e fizer a diferença (se alimentar corretamente e fazer exercícios, ou se especializar, propor ações eficazes). Mas não esqueça da chave para a felicidade: Ética. Estar bem consigo mesma(o), dormir sem peso na consciência e acordar sem ter sob os pés a tristeza de alguém é melhor do que chegar ao topo e não ser um ser humano digno de consideração.
Faça aquilo que desejar, sem a ninguém prejudicar. 

Então é isso! Ser um ser humano melhor e mais feliz é realizar pequenas ações que te levem ao alcance de seus sonhos. E sonhar e realizar é bom demais. Foco e força e vamos nessa em busca de nossos desejos.Eu já tô providenciando minha listinha. E você? Se empolgou?!
Beijocas, Lindezas!

You Might Also Like

1 comentários


Deixe seu comentário, Lindeza!

Twitter