Como fazer Banho de brilho para os cabelos

novembro 03, 2014

Muitas pessoas já ouviram falar em banho de brilho, mas ainda têm duvidas sobre o que é e como fazer. O banho de brilho auxilia as mulheres que fazem uso de tinturas e tonalizantes a manterem a cor dos cabelos sem que os fios sejam muito danificados no processo. Acredita-se que por incluir uma máscara hidratante na mistura os cabelos sofram menos agressões. Eu costumo usar o tonalizante Casting Creme Gloss da L'óreal (veja esse outro post) normalmente, mesmo estando em processo de transição capilar, e não tive perdas na estrutura do cabelo.

Há quatro meses inclui  o banho de brilho em substituição ao retoque total. Isso quer dizer que eu tonalizei os cabelos da maneira que o produto indica na embalagem e de lá para cá, quando a cor desbota eu faço os banhos de brilho. Eu faço a totalização em casa, mas recomendo que você nunca aplique nada sem consultar um profissional antes. Este pode indicar qual o melhor produto para você e evitar eventuais problemas.  Nunca esqueça de fazer o teste da mecha para verificar se você tem sensibilidade à composição da tintura. 
Vamos lá então! Para fazer o banho de brilho não há mistério.

Você vai precisar de:

1. Kit de tonalizante ou tintura em creme da sua cor favorita. Eu uso a cor 535 chocolate da Casting Creme Gloss;

2. Máscara de hidratação de cor branca (uso a hidratação para cachos da 
Tresemmé - Cachos perfeitos);
3. Óleo vegetal à sua escolha.  Uso o óleo de abacate que é ótimo contra o ressecamento dos fios;

O procedimento é o seguinte :

O kit é composto de um leite revelador, o tubo do tonalizante ou tintura, um par de luvas, além se um creme para aplicar após a coloração. 
Imagine que o tubo da coloração é medido em três partes e despeje uma delas em um recipiente plástico.  Depois, usando a mesma lógica despeje na mesma vasilha 1/3 do leite revelador e misture bem os dois ingredientes.  Agora coloque duas ou três colheres de sopa  da máscara de hidratação branca  (a depender do volume e tamanho do seu cabelo). Ao misturar bem, acrescente uma colher de chá do óleo vegetal e misture novamente. 
O kit e a mistureba!
Aplicação:
Com os cabelos previamente lavados com shampoo, divida o cabelo aplique a máscara do banho de brilho. O ideal é começar pelas pontas para que a raiz nao fique muito clara em relação ao resto do cabelo. Respeite o tempo de aplicação expresso na embalagem. Deixe a mistura por no máximo 20 minutos. 
A expectativa e a lambança! Detalhe para os pontinhos nos fios: o creme e o óleo resultam nisso! Os resíduos saem no enxague!

Enxague e aplique a máscara hidratante que vem junto com o kit. Como eu odeio a ideia de resíduos na toalha, costumo dar uma lavadinha rápida com mais um pouco de shampoo e aplicar uma máscara nutritiva para o cabelo se recompor. Aí vai depender do seu cabelo mesmo.
Depois é só aplicar o condicionador, enxaguar e finalizar como de costume. 
O banho de brilho é bem interessante para quem quer reativar a cor, mas não adianta muito para quem tem fios brancos, pois a cobertura não irá tingi-los.

Então é isso.  Espero ter ajudado a tirar a duvida sobre o famoso banho de brilho. Ah! Nas minhas andanças pelas lojas de cosméticos descobri que a Amávia lançou uma máscara tonalizante (um banho de brilho preparado) que deve ser usado como hidratação e ao mesmo tempo colore. Achei o preço salgado e o potinho muito pequeno para dar conta da minha juba, mas quem tem pouco tempo para preparar a mistura pode achar mais prático.  Só vi duas cores: preto e vermelho. Isso limita as escolhas.
Beijocas e me contem se vocês tem outras maneiras de preparar o banho de brilho aí nos comentários.
A juba antes e depois
Adoro a variação de cores. A base é castanho, com reflexos acobreado e acaju.
Para mais fotos, nos sigam no Instagram

You Might Also Like

4 comentários

  1. Oii! Amei o blog, parabens!!
    Tenho uma duvida.. como armazenar esse tonalizante depois de aberto?
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Oi Lindona! Muito obrigada! Meu conselho é que você faça apenas a quantidade necessária para uso no mesmo dia, pois por conter o liquido revelador depois de 30 ou 40 minutos o produto sem uso oxida e estraga. Então é melhor até fazer uma quantidade e repetir se precisar do que fazer à mais e perder! Beijocas e volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Eu uso tonalizante. Mas se for tintura pode ser o mesmo procedimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria! Tudo bem? Sim!Nesse caso a mistura potencializa a cor da coloração caso esteja desbotada, mas se tiver fios brancos o banho de brilho tende a não fazer a cobertura. Caso tenha fios brancos, faça a coloração na raiz e banho de brilho no comprimento do cabelo. Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir


Deixe seu comentário, Lindeza!

Twitter