Dicas para uma vida mais saudável

junho 10, 2014

Sabe quando você sente que precisa exercitar seu corpo e cuidar melhor da sua rotina diária? Bate um desânimo, uma queda de energia... essa pode ser a hora de recarregar as baterias.

Antes da vaidade, cuidar do corpo é uma questão de saúde. Assim como a mente precisa de estímulos para continuar em pleno funcionamento, o nosso corpo exige (sim, às vezes ele tem que dar um susto na gente para cairmos na real) um tratamento adequado para seguir desempenhando suas funções. Não, esse post não foi escrito para ser chato! Nossa intenção é bem simples: falar de saúde sem que isso tenha que ser um assunto pesado e assustador.

Como toda máquina, uma manutenção básica é essencial para que o seu motor siga forte pelas estradas da vida. Por isso trazemos algumas reflexões e dicas para te ajudar nessa busca por uma vida mais saudável.


Quando é hora para começar a fazer exercícios físicos?

Se você está pensando seriamente que precisa, essa é a hora. Não adianta ninguém encher seus ouvidos. É preciso que venha a vontade de estar mais conectado consigo mesmo. Mas antes de iniciar qualquer tipo de atividade física, sempre faça uma avaliação médica. Isso evita problemas futuros e te deixa a par do que você precisa saber sobre seu bem estar.

Escolha roupas confortáveis e dentro das suas possibilidades.Tenha um bom tênis – bom não quer dizer caro. Escolha um tênis que te deixe confortável e seja capaz de aguentar os impactos. Faça disso uma experiência prazerosa: malhe, dance, surfe, ande de patins!  

Alimentação balanceada 

Sim, você precisa reeducar sua alimentação caso esteja levando a vida adoidado em fast foods ou consumindo alimentos muito calóricos e pobres nos elementos essenciais ao seu corpo. Não adianta exceder nos exercícios físicos se você também excede em alimentos. Não adianta comer e depois sentir culpa. Dá para sentir prazer comendo alimentos saudáveis também.

Fuja das dietas extremistas

Tá acima ou abaixo do seu peso ideal? Não entre em desespero. Antes de seguir a "dieta das estrelas", você precisa procurar um nutricionista. Ele é o profissional indicado para te ajudar a entender o que seu corpo necessita para estar bem.

As dietas podem parecer complicadas, mas todos nós podemos inserir novos hábitos. Afinal, até nossa rotina de higiene pessoal foi aprendida na infância, então somos capazes de aprender novos e proveitosos hábitos.

A ideia é manter o equilíbrio e não reduzir radicalmente. É possível ser feliz comendo moderadamente. O vilão do peso é o consumo de muito mais calorias do que as necessárias para o corpo se manter. 

Você sabe como é trabalhar sob pressão, não é? E por qual razão seu corpo seria diferente?! De uma hora para outra mudar radicalmente sua alimentação não vai contribuir para que seu corpo fique melhor. Ao contrário (veja essa matéria para entender). Com o choque, o seu corpo acabará acumulando muito mais gorduras. Você pode perder até o peso indesejado, mas vai perder saúde junto. 

Não caia na conversa dos shakes e produtos milagrosos. Substitua complementos e termogênicos sintéticos por produtos naturais. E cuidado com aqueles chás de mil folhas! Pode ser uma cilada se não forem regulamentados. 

Aqui duas receitinhas naturais do Ana Maria Brogui. É só colocar no liquidificador e tomar:
Para acelerar o metabolismo:

Ingredientes:
- ½ maçã vermelha- ½ fatia de abacaxi- 1 pedaço pequeno de gengibre- 4 folhas de hortelã- Suco de 1 limão- 200ml de chá verde.

Suco anti celulite:

Ingredientes:

- 2 fatias de abacaxi- ½ maçã sem casca- 1 colher de café de gengibre- 5 folhas de hortelã- 1 colher de café de guaraná em pó- 4 cubos de gelo- 1 colher de chá de suco de 1 limão- 50ml de água gelada

Tenha “inspirações”, mas não se inclua em padrões

É normal entrar em um salão e pedir o corte de cabelo da fulana do filme. Mas quando se trata do corpo, ter uma pessoa como exemplo, ou um tipo de padrão a ser alcançado, pode ser frustrante tanto para homens quanto para mulheres. Uma coisa é conhecer a história de vida de alguém ou suas dicas e inspirar-se. Outra bem diferente é acreditar que seu corpo vai ficar igualzinho ao da moça da novela ou ao do galã da série.


Seja feliz com sua própria imagem 

Não gostou de alguma coisa, procure fazer algo que te agrade e possa contribuir com uma visão melhor de si mesmo. Mas nada de se colocar para baixo por que aquela gordurinha marota apareceu. Os padrões estéticos costumam ser muito cruéis e fora da realidade da maioria das pessoas, então ame-se e cuide-se!

Convide um amigo que também queira começar a se exercitar para fazer atividades com você

Além de pesquisarem juntos sobre a atividade, ainda vai render excelentes histórias e gargalhadas. A companhia de alguém que você gosta vai te fazer bem. Um estimula o outro e ambos se ajudam. Afinal, quem vai rir da sua careta pegando um exercício difícil na academia ou quando estiver tentando um novo passo de dança?

Um bom amigo é fundamental na hora de refletir sobre seu desempenho e para a troca experiências. 



Escolha alguma atividade que te dê prazer ou te desafie

Não adianta se manter na zona de conforto ou simplesmente fazer uma atividade pela qual você não tem interesse só por que alguém disse que funciona. Se você se desafiar será muito proveitoso. Não se limite porque acredita que não vai se adaptar. Tente. E faça com vontade. Nada de arranjar a desculpa mais fácil e abandonar a atividade pelo meio. Se não tiver nenhum problema intransponível, siga tentando.

Descanse 

Seu corpo precisa se recompor dos esforços. Nesse meio tempo abuse de música para purificar sua mente.Tire um tempo da rotina corrida e vá passear ao ar livre. Tomar sol (desde que no horário adequado e com protetor solar) ajuda a produção de vitamina D no organismo.

Pesquise sobre as atividades. A leitura vai munir você de informações e isso te fará ter mais clareza sobre o que esteja realizando.


Então é isso! Conte-nos se tiver alguma experiência ou sugestão. Uma vida com mais qualidade pode ser conquistada com uma mudança de hábitos e disciplina. Mas, acima de tudo, essa pode ser uma boa oportunidade para a descoberta de talentos. 

Boas atividades, lindezas!    

You Might Also Like

0 comentários


Deixe seu comentário, Lindeza!

Twitter