Olheiras: Um caos na rotina feminina

julho 01, 2013


Você acordou com imensas olheiras escuras e não sabe mais como esconder. Mesmo usando corretivo, elas insistem em se pronunciar dizendo: “Veja minha cara de cansada”! Ou “Estou abatida”! – Quem nunca?
Mais do que um problema estético, pode significar um alerta do seu corpo quanto à sua saúde.
Podemos fazer uma rápida distinção, mas o problema tem muitas causas possíveis. As principais são:

Fator Genético

Sim. Este é um dos maiores culpados.  Dê uma boa observada nas mulheres da sua família, principalmente na sua mãe e na sua avó. Se elas tiverem olheiras é muito provável que as suas sejam causadas pela hereditariedade. Não se desespere, nem saia acreditando em todos os produtos milagrosos vendidos por aí, mas aprenda a conviver de maneira saudável com seu corpo utilizando as dicas e truques que possam diminuir as olheiras.

 Idade 

A tendência natural da pele com o tempo é ir perdendo o colágeno e “afinando”  o que deixa as veias ao redor dos olhos mais aparentes. Com a exposição ao sol a situação se agrava, pois a pele vai escurecendo.

Alergias

O processo alérgico que algumas pessoas enfrentam com a mudança do tempo ou sensibilidade a determinados produtos e elementos também pode desencadear as olheiras ao inflamar os vasos sanguíneos e causa inchaço.

O sono

Por trás de uma olheira pode haver um problema com o sono. A vida corrida e o pouco descanso de nossas rotinas podem fazer com que a pele fique mais pálida e os vasos sanguíneos fiquem mais aparentes. Então, dê um jeito no seu relógio biológico e garanta umas sete ou oito horas de sono por dia.

Desidratação

É, garota! Se você não ingere água com muita frequência, esse é um alerta! A desidratação pode provocar a dilatação e o inchaço da região dos olhos. Mas muita calma nessa hora! Não é preciso beber água até dizer chega. Uma média diária de oito copos, pelo menos ajuda a manter o corpo todo hidratado e em perfeito funcionamento.


Agora que você está entendendo melhor alguns fatores que podem desencadear as olheiras é necessário que você não tente nenhum método invasivo antes de consultar um médico. Um profissional qualificado vai analisar o seu caso e fazer com que você não perca o seu tempo e dinheiro com falsas e perigosas promessas milagrosas.


Dicas:

1. Para saber a origem das olheiras estique a área abaixo dos olhos suavemente. Se a área se tornar mais escura, provavelmente elas são de origem genética ou por envelhecimento natural. Caso a área não tenha a cor alterada, os raios solares (UV) ou o processo alérgico podem ser os desencadeadores das danadinhas das olheiras;

2. Protetor solar na área! Os danos solares tendem a ser cada vez mais intensos com o passar da idade. Para prevenir e ajudar a pele a enfrentar a exposição à luz é bacana investir em um protetor solar. Óculos escuros ajudam também e cuidados com a luz artificial de computadores.  Sim, nossos amados computadores emitindo luz artificial em nossos rostos também podem causar desconfortos. Nada como maneirar o uso e fazer sempre uma avaliação com um oftalmologista;

3. Hábitos saudáveis sempre: a moderação é a chave do equilíbrio. O consumo excessivo de álcool diminui o fluxo de oxigênio e altera a função cardíaca, o que afeta a pele. O cigarro é um vilão nessa história também: a nicotina atua no envelhecimento precoce e na contração dos vasos sanguíneos. Dando uma moderada, ou cortando um desses hábitos, é possível sentir melhoras perceptíveis;

4. Alimentação: quanto mais saudável a alimentação, melhor seu corpo vai ser e parecer.  Insira alimentos que contenham vitamina C, vitamina E, vitamina K, assim como ferro e ácido fólico.  Essas vitaminas estão presentes em uma variedade de frutas cítricas, frutas vermelhas, vegetais de folhas verdes, nozes, cereais integrais, abacate, frutos do mar, carne, queijos (cuidado com o tipo de queijo, hein?!) e chás.  Agora os alimentos que não devem ser muito frequentes (deveriam ser ausentes, mas não vamos pensar em dieta radical) são os processados ​​e gordurosos;

5. Não se estresse com as olheiras. Ame-se e cuide-se, afinal elas devem sim ser entendidas e tratadas de acordo com a sua origem. Mas não deixe que isso afete sua autoestima e seu poder. Afinal, o nosso olhar é a expressão de quem somos e do que queremos.
Fora os tratamentos indicados por profissionais, existem outros meios de diminuir as olheiras: o poder da make corretiva é um deles.  Se jogue sem medo!  E deixe seu olhar falar por você!


Beijocas, Lindezas!

You Might Also Like

0 comentários


Deixe seu comentário, Lindeza!

Twitter