Decoração e Sustentabilidade

18:09


Pensar e repensar nossas atitudes em relação à preservação do planeta tem entrado em voga nos últimos anos e isso também tem influenciado a nossa alimentação, já a perspectiva para uma dieta saudável inclui a diminuição e posterior retirada da cultura de utilização de agrotóxicos no plantio de nosso alimento.
Novas posturas frente à reciclagem e à reutilização dos materiais como garrafas pets, latas, recipientes plásticos diversos entre outros tem favorecido o surgimento de ideias inovadoras, criativas e que podem acrescentar beleza aos ambientes modernos.
A verticalização dos imóveis para o reaproveitamento dos terrenos e para a progressão cada vez maior da construção civil tem nos mantido em espaços cada vez menores e apartamentos cada vez mais apertados e desprovidos de área verde. Pensando nisso, muitas pessoas iniciaram processos criativos de adequação e conseguiram construir em locais pequenos e talvez inimagináveis hortas e viveiros de plantas que podem colaborar para uma alimentação saudável e espaços mais aconchegantes dentro de casa.
Esses são alguns dos modelos:

 Utilização de garrafões e garrafas pet
Uso de tubos de PVC.
 Ideia meramente decorativa, mas que fica um charme.

 Plantio de hortaliças.
 Hortas urbanas/ suspensas




Dicas de como montar a sua horta vertical em casa:

Materiais Necessários:

- Tesoura;
- Corda de varal ou barbante;
- Sementes ou pequenas mudas de plantas;
- Garrafas PET de 2 litros (limpas e vazias).
 
Passo-a-Passo:

 
1° Passo:
Com a tesoura corte um pedaço da lateral de cada uma das garrafas pet que serão utilizadas, o corte deve ser semelhante a uma espécime de janela.
 
2° Passo:
Próximo a cada uma das aberturas faça 01 furo com a ponta da tesoura. Lembrando que é importante fazer marcações, para que dessa maneira as garrafas mantenham uma simetria assim que forem penduradas na parede.
 
3° Passo:
Faça um pequeno furo no fundo de todas as garrafas, pois o mesmo escoará todo o excesso de água na terra, após as plantas serem regadas.
 
4º Passo:
Nas extremidades das garrafas pet passe a corda de varal e dê um nó aproximadamente na altura em que a garrafa pet irá ficar.
 
5° Passo:
Coloque a terra de preferência adubada e em seguida plante a semente ou a muda. Regue diariamente para que as plantas cresçam de forma adequada e saudável.


(Fonte: http://cristianfabiano.blogspot.com.br)



A Educação Ambiental é um processo participativo no qual os sujeitos se envolvem ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais e na busca de soluções. Por esse motivo é essencial que haja uma cultura de ligação entre natureza e sociedade através da formação de uma atitude ecológica nas pessoas.


Beijocas, Lindezas! Esse post ainda rende muitas resenhas!


You Might Also Like

0 comentários


Deixe seu comentário, Lindeza!

Pinterest

Advertise

Os melhores links FEMININOS Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... GeraLinks - Agregador de links Colmeia: O melhor dos blogs